Amma já destinou mais de 140 toneladas de pneus inservíveis para a logística reversa em Goiânia

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), já destinou mais de 140 toneladas de pneus inservíveis para a logística reversa desde a criação dos Dias D de coleta de pneus. Ao longo das seis edições, o material recolhido recebeu destinação ambientalmente adequada por meio da parceria entre a Amma e a Reciclanip, que é mantida pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP).
Na edição do dia 28 de maio, realizada no Parque Leolídio di Ramos Caiado, foram recolhidas 24 toneladas de pneus inservíveis. Após a coleta, os materiais foram encaminhados para destinação final adequada, evitando o descarte irregular, o entupimento de galerias pluviais e combatendo criadouros de vetores de doenças como dengue, zika e chikungunya.
A logística reversa de pneus é prevista pela Política Nacional de Resíduos Sólidos e pela Resolução Conama Nº 416, de 2009. A legislação estabelece a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes e consumidores para garantir o recolhimento e a destinação ambientalmente correta dos pneus. Fabricantes e importadores têm a obrigação legal de estruturar e financiar a cadeia de recolhimento e destinação dos itens, que podem ser encaminhados para processos como reciclagem ou coprocessamento em indústrias cimenteiras.



