Educação

Goiânia se prepara para o retorno seguro das aulas em escolas e Cmeis

Em Goiânia a volta às aulas deve acontecer no dia 16 de agosto. Até lá, a Secretaria Municipal de Educação (SME) vai realizar a sanitização de todas as 372 unidades de ensino, abrir novas vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e acompanhar a conclusão do ciclo de vacinação contra a Covid-19 em profissionais da pasta. Como adiantado pela Sagres, as aulas terão 50% da capacidade e três tipos de rodízio.

A Prefeitura de Goiânia definiu rigorosos parâmetros para a volta às aulas e que implantou, no último semestre, protocolos de biossegurança em todas as instituições de ensino. As instituições abrem as salas de aula em um modelo híbrido com 50% de capacidade. Antes integrais, os Cmeis funcionarão nos turnos matutino e vespertino. Já os alunos do 1º ao 5º ano farão revezamento diário. Já no ensino fundamental o revezamento será semanal. Nos três níveis, o retorno se dará com aulas presenciais e com o envio de atividades para casa e a utilização do sistema digital de aprendizagem. Os pais e responsáveis terão a opção de escolher também apenas pelo ensino remoto.

Além da capacidade reduzida de atendimento, da entrega de kits de higienização para todas as unidades e dos protocolos de biossegurança que incluem marcações e distanciamento e espaçamento seguro entre os educandos, a SME destinou, de forma descentralizada, R$ 1.995.062,45 para as instituições de ensino para a aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Dentre os itens que estão sendo adquiridos pelos gestores das instituições, estão calçados, óculos de proteção, luvas de látex, térmica e descartáveis, máscaras descartáveis (PFF-1), aventais de PVC, toucas, tapetes sanitizantes, termômetros digitais e viseiras.

Related Articles

Close