Política

Governador pede apoio de prefeitos para novo decreto de contenção de covid-19

O governador Ronaldo Caiado (DEM) quer dividir a responsabilidade com os prefeitos do novo decreto sobre o isolamento social, que vai ser publicado nesta semana, disse o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha, em entrevista nesta quinta-feira (16). A manifestação do governador ocorreu na reunião realizada nesta quarta-feira (15) por videoconferência com Mendanha, além dos prefeitos de Goiânia, Iris Rezende; de Anápolis, Roberto Naves, de Rio Verde, Paulo do Vale, de Catalão, Adib Elias; de Jataí, Vinícius Luz; de Goianésia, Renato de Castro; de Itumbiara, José Antônio; e de Porangatu, Pedro Fernandes.

O governador, no entanto, não adiantou aos prefeitos quais serão as medidas que pretende anunciar. Segundo o prefeito de Aparecida, Caiado se comprometeu a encaminhar a minuta do decreto aos prefeitos antes de sua publicação. Mendanha disse também que Caiado abriu a possibilidade de que os prefeitos possam decidir sobre medidas de contenção do novo coronavírus. Nesta quinta-feira, o governador vai se reunir também por videoconferência, às 14 horas, com os prefeitos do Entorno do Distrito Federal.

“O governador colocou suas dificuldades, mostrou sua preocupação, eu acho que ele quis dividir um pouco dessa responsabilidade do novo decreto com os prefeitos”, disse. “Pediu que os prefeitos que pudessem acompanhar, mas que cada prefeito fizesse o dever de casa, fizesse o seu decreto da maneira que realmente tivesse o entendimento”.

Na conversa o governador demonstrou preocupação com o cenário de saúde do Estado e disse que vai construir com os prefeitos o novo decreto, que deve entrar em vigor na próxima segunda-feira, 20, depois de vencer o atual decreto que prorrogou as medidas de restrição social até o dia 19 de abril. Gustavo Mendanha afirmou que no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP) há 63 leitos de UTI para enfrentamento ao Covid-19, e colocou a unidade para atender pacientes de outras cidades do Estado caso haja emergência.

As medidas começaram em 23 de março, com o fechamento de lojas, bares, restaurantes, shoppings, oficinas mecânicas e demais empresas prestadoras de serviços. As primeiras medidas de contenção do vírus começaram em 17 de março, com a suspensão das aulas nas escolas municipais, estaduais, nas instituições de ensino superior públicas e privadas. O governador já sinalizou que vai flexibilizar as regras diante de forte pressão do setor produtivo, mas disse que vai exigir o uso de máscara de todas as pessoas.

Segundo o prefeito de Aparecida, Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus em Aparecida está estudando tecnologias para permitir a reabertura do comércio, desde que seja obedecido parâmetros sanitários e critérios de permanencia de pessoas dentro de estabelecimentos. “Temos o setor Industrial muito forte na cidade, são mais 100 mil pessoas empregadas, estamos analisando se cada indústria pode ser responsabilizar, por exemplo, pelo transporte e EPI’s dos seus servidores”, disse. “Porque o transporte coletivo é um grande ponto de contaminação, se todas as indústrias voltam a funcionar, será uma grande quantidade de pessoas utilizando o transporte público”.

Related Articles

Close