Saúde
Voluntários consertam respiradores para ajudar no atendimento a pessoas com coronavírus em Goiás
Voluntários consertaram ventiladores mecânicos que estavam em desuso para que pudessem ser usados em pacientes com coronavírus. Dez deles já ficaram prontos e são entregues nesta segunda-feira (11) para a Secretaria Estadual de Saúde.
A ação faz parte do projeto Pneuma, coordenado pela Escola de Engenharia Elétrica, Mecânica e de Computação da Universidade Federal de Goiás em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG). Também participam voluntários, como médicos, engenheiros mecânicos, engenheiros eletricistas e técnicos em mecânica.
De acordo com o professor Rodrigo Pinto Lemos, de 50 anos, o projeto começou a receber os aparelhos no mês de abril, após a parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Senai.
“Recebemos a princípio 82 respiradores, mas ainda estão chegando outros. Hoje serão entregues dez respiradores”, disse o professor.
As máquinas passam por avaliações de histórico de falhas e possibilidade de conserto. Após isso, de acordo com o professor, “os respiradores são calibrados e testados por uma empresa acreditada externa. Cada um deles só pode ser entregue depois de receber um laudo de conformidade com as normas de funcionamento”, disse Lemos.
O professor afirmou ainda que a calibração é fundamental para ajustar o funcionamento dos respiradores às normas técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Avisa).