Cidades
Viaduto sobre BR-153 vai melhorar acesso à Região Leste
O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, autorizou na manhã desta segunda-feira (16/9) a construção do Viaduto da BR-153 / Enel. A estrutura ligará a Rua 117, no Setor Leste Universitário e no Jardim Goiás, ao Jardim Novo Mundo, passando sobre a rodovia federal no km 498. A obra será iniciada nesta semana e concluída em até 180 dias.
De acordo com o prefeito Iris Rezende, a construção do elevado vai permitir mais agilidade no tráfego entre a zona central da cidade e a região Leste. “Toda essa região será beneficiada com mais um acesso ao centro de Goiânia. Esse viaduto vai proporcionar um trânsito mais rápido para população e, ao mesmo tempo, vai valorizar toda a região, gerando maior qualidade de vida para os seus habitantes”, afirmou.
A estrutura será de concreto armado, moldado no local, e não prejudicará o trânsito durante a montagem. Por isso, não haverá alterações de rotas no local. Já na BR-153, haverá interdições alternadas nos acostamentos quando ocorrer a montagem da estrutura metálica por onde os veículos atravessarão a rodovia.
Recursos próprios
O custo da obra está estimado em R$ 7.592.334,83. A Prefeitura realiza o empreendimento com recursos próprios. Segundo o secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos, Dolzonan da Cunha Mattos, a construção do viaduto visa desafogar o trânsito intenso na região, resultado do forte adensamento de bairros das imediações, como o Jardim Novo Mundo e o Setor Leste Universitário. “Estamos extremamente preocupados com o sistema de transporte da cidade. Esta obra, junto com as demais, levará mais agilidade e conforto durante a trafegabilidade”, destacou.
A Ibiza Construtora Ltda – EPP, vencedora da concorrência pública, será a responsável pela execução dos serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização, calçada acessível e obras complementares do viaduto. A empresa também ficará responsável por dar manutenção no local, sem custo adicional, pelos próximos cinco anos.