Cidades
Vacinação contra a Influenza começa nesta segunda, 12, em Aparecida de Goiânia
Começa nesta segunda-feira, 12, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (H1N1) em Aparecida de Goiânia. A ação se estende até o dia 9 de julho e a expectativa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é vacinar 90% dos grupos prioritários, contra o vírus da Influenza, mais conhecido como o vírus da gripe. A campanha será dividida em fases e é importante seguir o cronograma corretamente. É preciso levar documentos pessoais, comprovante de endereço e o cartão de vacinação. No caso de puérperas, pessoas com comorbidades e profissionais de saúde devem levar ainda laudo médico e comprovante de vínculo empregatício.
Entre os grupos prioritários que devem comparecer aos postos de vacinação estão crianças de 6 meses a menores 6 anos de idade, gestantes, puérperas (mulheres com filhos até 45 dias), povos indígenas e trabalhadores da saúde. Em seguida, será a vez dos idosos e dos professores. A coordenadora de Imunização da SMS de Aparecida, Renata Cordeiro, enfatiza que a vacina contra a Influenza é uma das medidas de prevenção mais importantes para proteger as pessoas da gripe inclusive da H1N1, além de contribuir na redução da circulação viral na população, evitando complicações e óbitos.
“Desta forma, destaco que a Campanha de Vacinação é necessária para prevenir que a doença, que tem os mesmos sintomas da Covid-19, se propague entre as pessoas, principalmente aquelas do grupo prioritário. Reduzindo então as complicações e óbitos pela Influenza, não sobrecarregando também as unidades de saúde”. Renata explicou ainda que como as campanhas de vacinação contra a Covid e a Influenza acontecem no mesmo período, os idosos que tiverem recebido a vacina contra a Covid-19 devem esperar 14 dias para receber o imunizante contra a Influenza.