Governo
Secretário confirma apoio à nova direção do Conselho Estadual de Saúde
O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, confirmou seu apoio à nova direção do Conselho Estadual de Saúde de Goiás (CES-GO). “Estarei muito ativo, como estive em outros conselhos com os quais me relacionei”, disse Ismael Alexandrino, em seu discurso na posse da mesa diretiva, no auditório do CES-GO, em Goiânia. Foram empossados para o período de 2019 a 2020 o presidente, Venerando Lemes de Jesus; Rosa Irlene Maria Serafim, vice-presidente; Luzineia Vieira, primeira secretária; e o segundo secretário, Severino Soares.
Ismael Alexandrino destacou o caráter democrático e representativo dos Conselhos Estaduais de Saúde, compostos por 25% de representantes dos gestores do SUS, 25% dos trabalhadores e 50% dos usuários. A direção da instituição goiana, por exemplo, tem o presidente e o segundo secretário como representantes dos usuários. Os gestores e prestadores são representados pela vice-presidente, e os servidores do SUS, pela primeira secretária.
“No caráter consultivo, deliberativo e fiscalizador, o conselho é instância de grande autoridade na instauração de políticas públicas de Saúde”, definiu, ainda, o secretário, ao lembrar que todos que fazem parte do SUS têm responsabilidade com os destinos da Saúde. E o objeto maior dessa preocupação, continuou, é o usuário: “É ele quem nos norteia e aos conselheiros”, disse, ao reforçar sua disposição. “Conte comigo para aquilo que for honesto, justo e transparente, que é o que vai pautar em nossa gestão”, prometeu.
Fortalecimento do SUS
Também ao discursar, Venerando Lemes voltou a defender a necessidade de fortalecimento do SUS, sobretudo para os municípios. “Precisamos ser municipalistas”, convocou, lembrando que os municípios precisam ser assistidos, pois “as pessoas nascem e vivem lá”, disse, para reafirmar sua preocupação: “Nos últimos anos o SUS tem sido muito atacado e tem deixado a desejar nas questões de direitos dos usuários.”
O presidente do conselho fez questão de ressaltar (e agradecer) pelo esforço de diversos conselheiros municipais de Saúde de diversas regiões do Estado que percorreram longos caminhos para participar do evento. “Vamos estar juntos, com empenho e transparência”, prometeu Venerando Lemes, que já foi presidente do Conselho Municipal de Saúde Goiânia por dois mandatos.