Saúde
Saúde de Aparecida reforça pontos de vacinação contra Tuberculose para recém-nascidos
A Secretaria de Saúde de Aparecida (SMS) iniciou no sábado, 11 de junho, novo cronograma de vacinação de recém-nascidos contra a Tuberculose. 7 locais, dentre Unidades Básicas de Saúde, Central de Imunização e o Hospital-Maternidade Garavelo foram disponibilizados para a aplicação da BCG em dias alternados na cidade.
A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, destaca que a vacina protege contra a tuberculose e também fortalece o sistema imunológico das crianças contra outras doenças. “A BCG, segundo recomendação do Ministério da Saúde (MS), deve ser administrada em recém-nascidos e em crianças com até quatro anos de idade que não tenham sido vacinadas anteriormente” completa a gestora.
Renata ainda ressalta que a vacina é indicada para prevenir as formas graves da Tuberculose Miliar e Meníngea e que é “muito importante que haja uma ampla cobertura vacinal. ”
Desabastecimento no Brasil
A coordenadora aponta que a vacinação com a BCG está programada para 7 locais para que sejam aproveitadas adequadamente as doses do imunizante. Isso ocorre porque o MS tem enviado quantidades menores para os municípios devido a um desabastecimento temporário dessa vacina em todo o País.
“Para não deixar a população sem essa vacina fundamental, traçamos estratégias para aproveitar ao máximo as doses recebidas, já que cada frasco contém 20 doses e após a abertura só tem validade por 6 horas”, frisa Renata Cordeiro.