Cidades
Saneago prepara dossiê contra Enel por falta de abastecimento de água
No fim de semana de feriado do Natal, 22 municípios registraram problemas junto à Saneago por conta de falta de abastecimento de água. Por meio de nota, a estatal responsabilizou a Enel por interrupção no fornecimento de energia elétrica que leva a água até o consumidor.
Já na sexta-feira (27), de acordo com o diretor de Produção da Saneago Wanir Medeiros, todos os municípios tiveram o abastecimento restabelecido, mas reforça a complexidade do processo até que a falta de água seja solucionada.
“A questão do abastecimento de água e tratamento de esgoto é bem complexa, porque não basta só retornar a energia e o sistema já recuperar imediatamente. Nós gastamos dois ou três dias para recuperar o sistema totalmente após o retorno da energia”, explica.
Segundo Wanir Medeiros, a Saneago elabora um dossiê contra a Enel em razão dos problemas de abastecimento de água causados pela falta de energia elétrica, e que a companhia italiana pode ser acionada cível e juridicamente.
“A Saneago tem juntado todos os protocolos que foram gerados junto à Enel durante esses dias de feriado e toda a duração dessas interrupções. O setor jurídico da Saneago vai definir qual será a ação junto à Enel ou junto à Aneel também”, pontua.
Apesar dos problemas relatados pelos municípios, o diretor de Produção da Saneago afirma que a estatal mantém contato com a Enel, e que a fornecedora tem priorizado as ocorrências que afetam o abastecimento de água, mas faz ressalvas quanto à quantidade de equipes para atendimento e qualificação da companhia de energia elétrica.