Política
Presidente do Republicanos tenta convencer Bolsonaro a apoiar Gustavo Mendanha
Ao anunciar apoio do Republicanos à pré-candidatura de Gustavo Mendanha (Patriota) ao governo de Goiás, o presidente nacional da sigla, deputado federal Marcos Pereira, avisou que vai retomar trabalho de articulação em Brasília para que o ex-prefeito de Aparecida de Goiânia tenha também o apoio de Jair Bolsonaro (PL). O dirigente chega a apontar diretamente que o presidente da República pode, até o prazo final das convenções, perceber que Mendanha tem mais viabilidade eleitoral que o deputado federal Major Vitor Hugo (PL).
A articulação em prol da aliança entre Mendanha e Bolsonaro foi paralisada quando o presidente decidiu optar por nome mais próximo e historicamente ligado à base de extrema direita, ao contrário de Mendanha, que tem retrospecto de alianças com partidos de esquerda. Marcos Pereira pretende retomar argumentos mais pragmáticos, como os levados, sem sucesso, pela deputada federal Magda Mofatto (PL).
“Vamos agora falar com o presidente sobre esse assunto e tentar fazer um convencimento. Se não for possível ele deverá apoiar o que é do partido dele. É o que me parece mais natural. O deputado Vitor Hugo, meu colega e tenho muito respeito por ele, tem um pouco menos de viabilidade eleitoral. Então, talvez se ele pudesse fazer um gesto de apoiamento poderia ser melhor para todos”, considera o presidente nacional do Republicanos. “É uma coisa que a gente vai conversar daqui para frente. Temos de 20 de julho a 5 de agosto, que é o prazo legal das convenções para bater o martelo”, diz.