Cidades
Prefeitura Goiânia renova oportunidades de trabalho para ressocializandos
Pela primeira vez na minha vida eu tenho uma oportunidade de emprego e posso levar o pão de forma digna para minha família”. É assim que o ressocializando Franklin dos Santos define sua participação no projeto Recuperando Pessoas e Parques. O programa viabiliza a oferta de trabalho para pessoas privadas de liberdade por meio da realização de serviços de manutenção, limpeza e conservação de parques da capital e ganhou mais um capítulo na manhã desta quarta-feira (10/3).
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), e a Diretoria Geral de Administração Penitenciária do Governo de Goiás (DGAP) assinaram um novo Termo de Cooperação Técnica que garante a continuidade do projeto.
Segundo o prefeito Rogério Cruz, a iniciativa dá mais dignidade àqueles que cometeram erros. “Nós estamos combatendo a segregação social dos apenados e a desigualdade, oferecendo postos de trabalho, novas oportunidades de convívio e mais dignidade”, afirmou o prefeito.
A remuneração paga aos ressocializandos será de um salário mínimo vigente e o novo Termo de Cooperação prevê ainda o pagamento de vale alimentação e vale transporte. A oportunidade de trabalho, renda e capacitação profissional vem acompanhada também da redução da pena em um dia para cada três dias de serviço.
De acordo com a presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Zilma Peixoto, o programa suplementa a necessidade de mão de obra da administração pública. “É um projeto muito assertivo e eficiente para a Prefeitura de Goiânia”, disse. “A administração cumpre um dever social de promover a reinserção das pessoas privadas de liberdade, ao mesmo tempo em que supre a necessidade de força de trabalho para a limpeza, manutenção e realização de reparos tanto nos parques quanto nos cemitérios de Goiânia”, contou Zilma Peixoto.