Saúde

Aparecida de Goiânia entra no cenário amarelo no enfrentamento à Covid-19 e comércios vão fechar aos domingos

Medida já estará valendo neste fim de semana. Cidade adotou no primeiro momento, em março, o isolamento social horizontal e com o escalonamento regional o modelo de isolamento social intermitente. No cenário vermelho, o comércio poderá fechar 10 dias e abrir quatro dias, considerando 14 dias, que são necessários para conter o avanço do vírus

Com o aumento expressivo dos casos de Covid-19 nos últimos dias, Aparecida de Goiânia entra em risco moderado, ou seja, no cenário amarelo da portaria 035/2020 (https://webio.aparecida.go.gov.br/diariooficial/download/1410). Neste cenário, o prefeito Gustavo Mendanha e o secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, que também preside o Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19, afirmam que medidas mais rigorosas, como a ampliação do escalonamento regional, precisaram ser tomadas nesta semana para proteger as pessoas. Aparecida adotou no primeiro momento, em março, o isolamento social horizontal e com o escalonamento regional o modelo de isolamento social intermitente. No cenário vermelho, o comércio poderá fechar 10 dias e abrir quatro dias, considerando 14 dias, que são necessários para conter o avanço do vírus.

Os gestores alertam para que a população reforce o isolamento social e tome todos os cuidados preventivos possíveis nesse momento em que a cidade entra em risco moderado para a disseminação do Coronavírus. “Os próximos dias serão muito difíceis e as pessoas precisam entender isso, entender a gravidade da situação. O que mais assusta é que os números estão crescendo muito rápido. Para se ter uma ideia, até 10 dias atrás estávamos tendo a confirmação de 50 casos por semana, agora a nossa média é de 70 casos diários. Na última semana foram confirmados 14 óbitos. Infelizmente, muitas pessoas não estão cooperando e isso nos deixa assustados”, disse o prefeito em vídeo divulgado em suas redes sociais nesta terça-feira, 23, alertando para os cuidados que precisam ser tomados ao sair de casa.

“Como pai de família e filho de Aparecida, fiz esse vídeo para alertar as pessoas para tomarem cuidado e quem puder ficar em casa, fique. Quem precisar sair para trabalhar, saia com responsabilidade. Vemos aí nos finais de semana muitas pessoas nas ruas, em festas ou porta de distribuidoras, sem máscara ou aglomerados. Essa doença é grave. É hora de termos consciência e responsabilidade. Temos trabalhado com equilíbrio tentando manter as atividades comerciais abertas para manter os empregos, mas se não houver a cooperação de todos, não vamos conseguir seguir nesse ritmo”, pontuou ele enfatizando ainda que a cidade atingiu 40% de ocupação dos leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19 na rede pública municipal.

“Realizaremos diversas reuniões nesta terça, mas quero já alertar que por conta desse índice de ocupação dos leitos entramos no cenário amarelo, ou seja, vamos possivelmente precisar fechar as atividades comerciais também aos domingos, funcionando apenas o essencial para a vida humana. Então, realmente os próximos dias serão difíceis. E aproveito esse momento para pedir responsabilidade e cuidado por parte da nossa população, pois o risco está cada vez mais próximo de todos”, finalizou o gestor municipal.

Escalonamento

Related Articles

Close