Política

Iris e Caiado têm o terceiro encontro para discutir Eixo Anhanguera

O governador Ronaldo Caiado e o prefeito de Goiânia, Iris Rezende, encontram-se nesta terça-feira (13), às 8h30, para discutir, de novo, a devolução pela Metrobus da concessão do Eixo Anhanguera para a prefeitura de Goiânia. Esta será a terceira reunião dos dois para tratar do mesmo assunto. As outras reuniões foram em 15 de março e 17 de abril.

Paralelamente, técnicos da prefeitura e do Estado também já discutiram o assunto. A devolução do eixo foi tema de discussão de reunião entre o presidente da Metrobus, Paulo Cezar Reis; o secretário de Governo da Prefeitura, Paulo Ortegal; o presidente da Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), Benjamin Kennedy; a procuradora-geral do Estado, Juliana Prudente; e a promotora de Justiça, Leila Maria, em 9 de abril.

Em 17 abril, o governador e o prefeito assinaram uma Carta de Intenção determinando que fossem discutidas tecnicamente a devolução do Eixo. Só que em entrevista no mesmo dia, Caiado, declarou que o Estado iria privatizar a Metrobus, empresa estatal que opera na linha que liga as regiões Leste e Oeste de Goiânia. Entretanto, na mesma coletiva, o governador também falou na possibilidade de a empresa chinesa BYD (Build Your Dreams) explorar o eixo. A empresa trabalha com energia limpa.

Apesar de tantos encontros e ideias, o governo não bateu o martelo sobre o que pretende realmente fazer com o Eixo Anhanguera. Iris Rezende vai à reunião de hoje com a expectativa de avançar nas tratativas. É que o prefeito pretende concluir esse processo em sua gestão, que se encerra em dezembro de 2020. Se a decisão do governador não sair hoje, o Eixo Anhanguera deverá perder relevância na pauta da prefeitura, porque, por ser longo e burocrático, não seria possível concluí-lo na gestão de Iris.

Related Articles

Close