Nacional

Povos Indígenas cria GT para prevenir e combater ação criminosa no Vale do Javari

Secretaria de Comunicação Social

Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2023 06 Povos Indígenas cria GT para prevenir e combater ação criminosa no Vale do Javari
AÇÕES CONCRETAS

Povos Indígenas cria GT para prevenir e combater ação criminosa no Vale do Javari
Com 8,5 milhões de hectares demarcados, terra indígena foi homologada em 2001; o GT guiará propostas para um viés preventivo, mas deverá orientar o combate a crimes
Compartilhe: Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitterlink para Copiar para área de transferência
Publicado em 03/06/2023 18h28
Atualizado em 04/06/2023 18h29
Operação Javari
GT terá 180 dias para propor medidas concretas voltadas à proteção da população e do território – Foto: Divulgação (SR/PF/AM)

Um Grupo de Trabalho (GT), composto por integrantes do Comitê Interministerial responsável pelas ações de desintrusão de terras indígenas, terá 180 dias para propor medidas concretas voltadas à proteção da população indígena e do território do Vale do Javari, no Amazonas. A terra indígena fica na fronteira com Colômbia e Peru, localização geográfica que atraiu, ao longo dos últimos anos, organizações criminosas. A Resolução nº 1/2023, do Ministério dos Povos Indígenas (MPI), que instituiu o grupo, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

Com 8,5 milhões de hectares demarcados, o território foi homologado em 2001 e possui ao todo, 19 registros de povos indígenas isolados. É a mesma região onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram assassinados, em junho de 2022. O GT guiará as propostas para um viés preventivo, contudo também deverá orientar o combate aos “crimes de natureza diversa, cometidos no interior das terras indígenas”.

Related Articles

Close