Segurança
Polícia prende suspeito de roubar dados bancários para aplicar golpes em servidores federais
A Polícia Civil prendeu um homem suspeito de aplicar golpes em servidores públicos federais. O homem, de 34 anos, acessava o banco de dados através das contas de e-mails dos funcionários. A prisão ocorreu em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, nesta segunda-feira.
O nome do suspeito não foi divulgado pela polícia.
As investigações mostraram que ele pode ter aplicado golpes em servidores de vários estados. Segundo a polícia, com os dados em mãos, o suspeito abria contas bancárias, contratava empréstimos, fazia compras e transferia o salário dos servidores para outras contas.
“Eles conseguia acesso ao e-mail de contas pessoais desses servidores, alteravam a senha desses e-mails, depois alteravam os dados dentro do próprio sistema para conseguir as informações”, explicou o delegado Cássio Arantes do Nascimento.
Os policiais investigam os golpes há dois meses, depois de um professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) notar uma movimentação estranha em uma conta e perceber que o salário havia sumido.
Até esta segunda-feira, a polícia identificou oito vítimas. São servidores da UFG, da Universidade de Brasília (UnB), da Universidade do Mato Grosso (UFMT), e dos Ministérios da Agricultura e Economia.
“E um novo inquérito já instaurado vai apurar a participação dele nesses outros indivíduos que a gente identificou como vítimas, além da participação de outras pessoas que também já foram identificadas”, acrescenta o delegado.