Cidades

Pirenópolis em estado de alerta; risco são para desabamentos e recomendação é que cachoeiras sejam fechadas

A Defesa Civil de Pirenópolis divulgou uma nota de alerta à população, nesta terça-feira (11), para o risco de alagamentos, descargas elétricas, queda de árvores e desabamentos em regiões de risco. A recomendação foi publicada com a base no alerta de chuvas intensas no Instituto de Meteorologia (INMET), válido até amanhã (12).

A recomendação para os pontos turísticos da cidade é que sejam fecham para visitantes durante o período de chuvas intensas. “Aos representantes de atrativos turísticos como cachoeiras, balneários, acampamentos e etc, (recomenda-se) que não permitam a entrada de visitantes durante o período de chuvas intesas, em razão do risco de fenômenos como a ‘cabeça d’água’ e ‘tromba d’água’”.

Aos moradores que residem em regiões de risco ou próximo aos córregos que percorrem a cidade, a Defesa Civil recomenda que busquem um local seguro. “Alagamentos poderão ocorrer às margens dos rios e córregos que percorrem o território municipal, devendo os moradores que residem em zonas consideradas de risco buscar abrigo em local seguro.” Na manhã desta terça-feira, o Rio das Almas transbordou e deixou o Centro Histórico alagado.

A população de Pirenópolis também deve estar atenta às condições físicas de suas residências e imediações. “Trincas ou rachaduras no piso ou na parede da casa, árvores e postes inclinados, estalos em rochas e muros embarrigados são indícios de que o solo está começando a se movimentar”, diz a nota ao alertar moradores que residem em regiões de risco para possibilidade de desabamento.

Related Articles

Close