Governo
Parceria com GarantiGoiás facilita acesso ao crédito para pequenos empresários
O governador Ronaldo Caiado assinou, na manhã desta terça-feira, dia 18, termo de convênio para prestação de garantia complementar nos contratos de financiamento de clientes da Agência de Fomento de Goiás (GoiásFomento). É mais uma ação que visa desburocratizar o acesso ao crédito para pequenos e microempresários em todo o Estado, e que foi viabilizada por meio de parceria entre o Governo e a Associação de Garantia de Crédito de Goiás (GarantiGoiás). O modelo é semelhante ao Fundo de Aval das Micro e Pequenas Empresas (Fampe), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “O objetivo é aglutinar esforços das entidades para superar essa crise econômica. Vamos dar exemplo para o Brasil”, afirmou Caiado.
Ao dar início à reunião por videoconferência, o governador destacou que considera a facilitação do acesso ao crédito “o braço mais importante da Secretaria da Retomada”, pois dá condições a pequenos e microempresários, além de pessoas físicas que têm negócios, de atravessarem esse período difícil para não ter de fechar as portas. “Essas pessoas não serão excluídas da atividade econômica do Estado, que tem mostrado uma capacidade enorme de buscar alternativas. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Goiás foi a maior produção estadual no mês de junho no País, nos dando maior expectativa de crescer nos próximos meses”, citou Caiado.
O governador sublinhou que o convênio contribuirá com o aumento de indústrias instaladas no Estado e, consequentemente, elevará a produção nos mais diversos setores. Fechando seu pronunciamento, ele recordou os números positivos já alcançados em Goiás, mesmo com a pandemia da Covid-19. “É o setor rural que atende a uma demanda acima da expectativa, é o setor da mineração que avança. São áreas fundamentais para a economia goiana, que darão alicerce para voltarmos à rotina”. Ao reafirmar seu compromisso com uma gestão republicana, transparente e com espírito público, Caiado agradeceu ao empenho das entidades. “Cada um aqui, neste momento, não defende o seu setor, mas defende o Estado de Goiás”, frisou.