Segurança

OAB Goiás acompanha investigação das mortes de irmãos em operação da Polícia Militar

A Comissão de Direitos Humanos da Organização dos Advogados do Brasil em Goiás (OAB-GO) abriu uma portaria para acompanhar a investigação da morte dos irmãos Kaleb de Paula Araújo, de 18 anos, e Victor de Paula Araújo, de 21 anos.

Eles foram mortos em Trindade , na Região Metropolitana de Goiânia. Os jovens foram baleados durante ação da Polícia Miliar em Goiânia, socorridos, mas chegaram à unidade de saúde já sem vida.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública disse que o caso está sendo apurado pela Polícia Civil e também pela Corregedoria da Polícia Militar.

O comunicado também informou que todas as ocorrências de confronto entre policiais e suspeitos de crimes “são investigados com o mais absoluto rigor”.

Os policiais envolvidos disseram que atendiam a uma denúncia de possível tráfico de drogas, quando foram recebidos a tiros e revidaram, atingindo as duas vitimas. Apesar disso, uma tia das vítimas disse que os sobrinhos não estavam atirando quando foram baleados.

“Não tinha ninguém mais atirando, era a polícia que estava atirando, era a polícia que estava matando. Isso eu vou testemunhar. A gente quer justiça para esse menino, morreu um inocente, que trabalhava, que estudava. Não é justo a polícia entrar e matar”, disse Uene Pires de Morais, tia dos jovens.

A portaria da OAB-GO informa que acompanhará o caso. No documento, é pedido o mesmo do Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) por meio do Grupo Especial do Controle Externo da Atividade Policial (GCEAP) e do Centro de Apoio Operacional (CAO) dos Direitos Humanos.

O documento também pede que esses órgãos sejam informados do andamento das apurações.

Mortes

As vítimas foram baleadas dentro da casa da família, na segunda-feira (6). Segundo a PM, quando a equipe se aproximou, uma pessoa saiu correndo para dentro da casa. Quando os policiais entraram, conforme a corporação, os dois jovens começaram a atirar.

“Um indivíduo conseguiu saltar o muro. No entanto, dois indivíduos que atiraram contra os policiais foram atingidos e vieram a cair ao solo. Pelo fato de estarem com vida, foi imediatamente acionado o socorro médico”, disse o capitão do Bope, Sérgio de Souza.

O Corpo de Bombeiros informou que atendeu os jovens junto com uma equipe do Servido de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Eles estavam inconscientes e foram levados a uma Unidade de Pronto Atendimento, mas já chegaram à unidade sem vida.

Na residência, os policiais relataram que encontraram três armas de fogo, uma pistola de brinquedo e uma quantidade de drogas. Os objetos foram entregues à Polícia Civil.

Related Articles

Close