Cidades
Meio Ambiente distribui sacos e recolhe lixo em acampamentos no Rio Araguaia
Equipes da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), em parceria com prefeituras de sete municípios e o Batalhão Ambiental, estão percorrendo o Rio Araguaia distribuindo sacos de lixo e recolhendo resíduos gerados nos acampamentos. O trabalho começou no início deste mês e vai até o dia 31, percorrendo cerca de 550 quilômetros do Rio Araguaia, de Aragarças a Luiz Alves.
Na primeira semana foram distribuídos 13 mil sacos de lixo nos muncípios de Aragarças, Montes Claros, Aruanã e Jussara. A previsão é de que sejam entregues 40 mil sacos de lixo. Além do trabalho de educação ambiental, a ação conta com fiscalização ao desmatamento ambiental e tráfico de animais, coibindo a pesca predatória e caça irregular.
O Juntos pelo Araguaia Mais Limpo tem como objetivo garantir a limpeza das praias e a destinação correta ao lixo produzido nos acampamentos. As prefeituras dos sete municípios abrangidos pelo projeto vão trabalhar na distribuição dos sacos de lixo e recolher os resíduos gerados nos acampamentos.
Os turistas são orientados sobre o descarte correto e, em seguida, servidores das prefeituras passam pelos locais recolhendo o lixo e levando o material para centros de triagem e aterros sanitários.
A Semad desenvolve esse trabalho de conscientização nas praias do Rio Araguaia em alta temporada há onze anos. Na ação de 2018, foram recolhidas 90 toneladas de lixo em aproximadamente 600 acampamentos entre pequenos, médios e grandes portes.