Nacional
Marcha das Margaridas colore a capital federal com mais de 100 mil mulheres
Secretaria de Comunicação Social
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2023 08 Marcha das Margaridas colore a capital federal com mais de 100 mil mulheres
LUTA POR DIREITOS
Marcha das Margaridas colore a capital federal com mais de 100 mil mulheres
Participantes viajaram de todo o país para apresentar suas reivindicações. No encerramento do evento, presidente Lula assinou decretos voltados para trabalhadoras rurais
Compartilhe: Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitterlink para Copiar para área de transferência
Publicado em 16/08/2023 17h42
Atualizado em 16/08/2023 17h48
53121068330_5da6aed814_k.jpg
A seca da capital foi preenchida com os chapéus e as cores das margaridas – Foto: Ricardo Stuckert / PR
Amanhã desta quarta-feira, 16/8, em Brasília, foi diferente. Mais de 100 mil mulheres fizeram o trajeto do Parque da Cidade até a Esplanada dos Ministérios e demonstraram sua força na luta por justiça e dignidade na 7ª edição da Marcha das Margaridas. A seca da capital foi preenchida com os chapéus e as cores das flores, em especial a margarida, com as vozes e a energia feminina vindas dos quatro cantos do país.
O nome da marcha homenageia a paraibana Margarida Maria Alves, símbolo nacional de luta dos direitos das mulheres trabalhadoras do campo. Neste ano, diversas caravanas com mulheres trabalhadoras rurais, indígenas, quilombolas, ribeirinhas, sem-terra, extrativistas, LGBTQIA+ e moradoras de centros urbanos marcaram presença no ato.
Em resposta às demandas das margaridas, o Governo Federal preparou um conjunto de medidas que atendem parte das principais reivindicações, como a retomada do Programa Nacional de Reforma Agrária, com prioridade para as mulheres, e a criação do Programa Quintais Produtivos, voltado para a promoção da segurança alimentar e nutricional e da autonomia econômica das mulheres rurais.