Cidades
Manifestação pró-Amazônia, Cerrado e clima abraça Parque Vaca Brava nesta sexta-feira
Parque Vaca Brava será novamente palco de manifestação em prol da Amazônia, do clima e do Cerrado. O ambientalista e presidente da ONG Arca Brasil (Associação para Recuperação e Conservação do Ambiente), Gerson de Souza Arrais Neto, explica que o movimento acontece em todo o mundo e vem ganhando força no país.
“É um evento mundial. As sextas-feiras estão sendo marcadas por esses movimentos que, em alguns lugares, chama-se greve geral pelo clima, e começou pela Europa por iniciativa de uma adolescente de 16 chamada Greta Thunberg, preocupada com as mudanças climáticas e com os efeitos que elas estão tendo no planeta, nas vidas das pessoas. Aqui no Brasil, isso está ganhando força por causa do desmatamento na Amazônia e pelo tanto de queimadas que a gente está sofrendo recentemente, alterando nosso clima, piorando a situação de umidade, que já é crítica, e trazendo vários problemas para nossa qualidade de vida, além das ameças ao bioma e à vida no Cerrado”, afirma.
Esta é a segunda vez que o Vaca Brava sedia o movimento. O primeiro ocorreu no último dia 24 de agosto. O presidente da Arca Brasil critica a postura do governo brasileiro e do Ministério do Meio Ambiente em relação às queimadas e o desmatamento na Amazônia.
“Entraram para destruir as políticas públicas e a preservação ambiental. Desmontaram toda a fiscalização, tratam isso como se fosse uma querela, como se fosse um assunto sem importância, como se fosse um entrave para o progresso econômico. Só que isso vai levar todos nós a um desastre, e só uma ignorância tremenda a forma como o ministro do Meio Ambiente trata esse assunto, colocaram um inimigo do meio ambiente para ser ministro, e o país elegeu um inimigo do meio ambiente para ser presidente”, argumenta.
O protesto contará com um abraço no Parque Vaca Brava, e a expectativa é de receber cerca de 1,5 mil pessoas. O movimento acontece nesta sexta-feira (20), das 17h30 às 18h30.