Segurança
ANTT apreende ônibus por aplicativo fazendo transporte irregular de passageiros em Goiânia
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apreendeu três ônibus por aplicativos que faziam o transporte irregular de passageiros em Goiânia. Segundo a ANTT, eles tinham autorização para fazer serviço turístico, mas estavam operando como uma empresa de linha convencional.
Dois ônibus foram apreendidos na sexta-feira (10) e um no sábado (11). Entre as irregularidades encontradas estavam a falta de estepe, para-brisa trincado, documentação vencida, motorista sem portar Carteira Nacional de Habilitação e embarque feito às margens de avenida.
“A empresa tinha autorização para serviço de fretamento de turismo, com rota fechada, na qual tem que levar e trazer os mesmos passageiros. Porém, eles vendiam as passagens pela internet e os passageiros podiam escolher só ida. Então, eles estavam atuando como permissionário, fazendo serviço de linha”, disse o coordenador de Operações da ANTT, Jesiel Júnior.
A empresa Buser explicou que não realiza o transporte de passageiros, e sim a conexão entre eles e empresas transportadoras, promovendo uma divisão de custos entre os interessados em uma viagem fretada, oferecendo preços mais baixos. A startup disse ainda que todas as empresas parceiras cumprem as normas de segurança estabelecidas pela ANTT.
Por fim, a Buser afirma que Goiás é o único estado em que a ANTT descumpre a determinação judicial que permite o funcionamento da empresa.
Os passageiros foram encaminhados para empresas regulares e autorizadas para o tipo de serviço e receberam novas passagens e seguir viagem.