Educação

Ministro da Educação diz que quem vazou prova se arrependerá amargamente

Mais de 3 milhões e 900 mil candidatos realizaram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio, neste domingo. O número representa 76,9% dos 5 milhões e 100 mil de inscritos no exame deste ano. Durante entrevista coletiva no auditório do Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira depois do o encerramento das provas, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, disse que o primeiro dia do Enem ocorreu com tranquilidade.

“Foi um sucesso deu certo a despeito de ficar seis meses debaixo da chuva de fake news, foi o mais baixo em termos de custo, custo mais baixo por aluno e foi o mais baixo aparentemente em termos de problemas”, afirmou. Em Goiânia uma troca de endereço causou transtornos, de acordo com o ministro, os alunos foram informados por e-mail e por mensagem telefônica e quem não acessou o e-mail e não viu a mensagem telefônica não ficou sabendo que houve a troca de endereço.

Outro ponto, foi a foto de uma página do Enem que circulou nas redes sociais. O Inep afirmou ainda ontem (3) que a foto é real. O ministro da Educação, Abraham Weitraub, disse que o fato não interfere no exame e que o suspeito de divulgar a imagem fazia a prova em Pernambuco. O MEC não deu detalhes, mas em grupos de WhatsApp circulou uma imagem da página dedicada à redação.

A foto foi compartilhada quando os candidatos já tinham começado a fazer o exame e deveriam manter seus celulares desligados e guardados dentro de um saco plástico lacrado. Segundo o ministro a suspeita é que um aplicador tenha vazado a foto.

“Teve aparentemente um aplicador de prova, depois que a prova já tinha começado, a gente supões que essa pessoa pegou a prova de ausentes e tirou foto da página da redação, eu mesmo já tinha divulgado o tema quando ele divulgou essas fotos”, afirmou. “Ele vai ter que responder pela ação, porque não houve dano nenhum, ninguém foi lesado por isso, mas houve a tentativa de macular questionamento sobre o Enem, então ele foi um péssimo profissional, uma péssima pessoa em fazer isso, porque mexe com a vida de cinco milhões de pessoas”.

O ministro Abraham Weintraub ainda acrescentou que pretende fazer o possível para que a pessoa que divulgou a foto da prova, seja punida. “A gente vai tentar fazer é escangalhar ao máximo a vida dele, eu sou a favor sempre, que a pessoa que é um transgressor pague o preço da transgressão dela, eu sou uma pessoa que acha que as punições no Brasil são leves, então a gente vai atrás de absolutamente tudo que a gente puder fazer para essa pessoa pagar pela má-fé dela, pela falsidade, pela traição que ela cometeu, absolutamente tudo, se der para ser criminal ou civil, absolutamente tudo que a gente puder fazer para essa pessoa realmente se arrepender amargamente de ter um dia vindo ao mundo, vamos atrás dele tá bom, não estamos no Império Romano, não existe mais empalamento nem crucificação”.

Quanto ao balanço, trezentos e setenta e seis candidatos foram eliminados. O estado com maior número de ausentes foi o Rio Grande do Norte, com 20,5% de faltas, o que representa 24 mil 430 estudantes. A segunda prova do Enem, acontece no dia 10 de novembro, próximo domingo. Vão ser aplicadas 45 questões de ciências da natureza e 45 questões de matemática.

Related Articles

Close