Cidades
Jovem denuncia que foi agredido em Goiânia por ser homossexual; veja vídeo
Um jovem de 24 anos denuncia que foi vítima de homofobia em Goiânia e procurou a Polícia Civil após ser xingado e agredido por três homens não identificados, quando seguia para o trabalho. O crime foi gravado por uma câmera de segurança.
O caso foi no último dia 6, no Setor Bueno, mas só agora o jovem tornou público para tentar evitar que outras pessoas sejam vítimas. As imagens mostram o jovem caminhando e sendo abordado por dois homens. Um deles dá vários murros no rosto do jovem. Para tentar fugir das agressões, o rapaz corre.
Antes dos murros, o jovem disse que um terceiro homem, que não foi filmado pela câmera de segurança, jogou um copo de vidro no rosto dele. O rapaz contou que não conhecia os agressores.
Segundo o jovem, o homem que jogou o copo dele o xingou e disse que ele merecia morrer. “Me xingando de ‘viado’, de ‘bicha’, falando que minha roupa era roupa de ‘bicha’, que eu tinha que morrer porque não é certo ser ‘viado’. De que eu era ‘viado’ porque eu não apanhei o suficiente quando eu era criança. De que eles iam me ensinar a ser homem na porrada”, contou.
O jovem fez exame de corpo de delito e registrou um boletim de ocorrências no 4º Distrito Policial de Goiânia. A polícia registrou inicialmente o caso como injúria e lesão corporal, mas será mudado para se enquadrar na Lei de Racismo.
Em junho, a homofobia foi considerada crime no Brasil pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e se enquadra nas mesma Lei de Racismo, que é um crime inafiançável e pode ser punido com um a cinco anos de prisão e, em alguns casos, pagamento de multa.