Segurança
Inovação: segurança rural de Goiás é referência
A aposta em mecanismos modernos, capazes de dar suporte às equipes das forças policiais, para garantir a segurança e coibir ações criminosas tem sido um grande diferencial da atual gestão do Governo de Goiás. Recentemente, o governador Ronaldo Caiado e o secretário de segurança pública Rodney Miranda inauguraram o Centro de Comando e Controle Rural, que está atuando de forma coordenada com o igualmente recém-criado Batalhão de Polícia Militar Rural. As entregas se tornaram referência nacional em inovação no modelo de segurança no campo.
A tecnologia desenvolvida em Goiás teve como inspiração aquela usada pelo Governo Federal em grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas realizadas no Brasil. A Secretaria de Segurança Pública do Estado aperfeiçoou e adequou a tecnologia para a realidade do campo. Um total de 13 mil imóveis já está cadastrado, e o objetivo é alcançar toda a zona rural, com todas as propriedades georreferenciadas e conectadas ao Centro de Comando e Controle Rural.O Comando fará o monitoramento de todas as propriedades rurais 24 horas por dia e coordenará as ações de policiamento em tempo real, e por todo o Estado. Tudo foi idealizado e concretizado para dar mais segurança aos produtores rurais e demais pessoas que vivem no campo.
De acordo com o titular da SSP, a proteção das pessoas que vivem no campo finalmente se tornou uma política de governo. “Infelizmente, a segurança da população rural foi negligenciada no passado. Havia uma falsa visão de que crimes eram cometidos apenas nas cidades. Esta realidade tem mudado, com o tráfico de drogas chegando ao campo, assim como o aumento do interesse de quadrilhas especializadas em roubo de gado e de maquinário agrícola. A realidade, a partir de agora, será outra, uma vez que o atual governo tem compromisso em garantir mais segurança em todas as áreas de Goiás, e já tem conseguido bons resultados desbaratando quadrilhas e solucionando crimes no campo ocorridos no passado”, ressalta o secretário, que destaca ainda a importante integração com a Polícia Civil.
Alguns dos suportes oferecidos ao trabalho de policiamento ostensivo são drones e viaturas de Patrulha Rural Georreferenciada – 100 já estão circulando em todo o território goiano. Os veículos são no estilo pick-up de cabine dupla de uso on e off-road, com alto desempenho e são dotados de tecnologias para uso no policiamento. Todos eles possuem tração 4×4, com motorização a diesel.
Diversas ações de planejamento estratégico e inteligência estão sendo realizadas pelo Centro de Comando e Controle Rural para otimizar, por meio de uma rede de proteção, a segurança no campo. “Todas as regiões do Estado serão atendidas. Foi promovido um mapeamento das propriedades rurais e está sendo realizado um monitoramento em tempo real. Assim, a patrulha mais próxima conseguirá atender ocorrências de forma mais ágil”, explica o secretário de Segurança Pública, Rodney Miranda.
As inovações que foram incorporadas aos projetos de segurança são tão avançadas que chamaram atenção de autoridades de outros estados brasileiros e até mesmo de fora do País. Exemplo disso é que o Centro de Comando e Controle Rural foi visitado por representantes da Colômbia e do Japão em busca dessa tecnologia e estratégia de atuação. “Temos aqui parceiros de Brasília, temos vários outros estados nos procurando para trazer um pouco de experiência e para levar o nosso know how para que toda a população brasileira seja atendida nessa demanda que foi, por muitos anos, esquecida pelos gestores públicos”, explica o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Renato Brum.
Para o governador Ronaldo Caiado, a atenção à segurança no campo é necessária. Goiás tem o agronegócio como principal eixo econômico e precisa garantir policiamento em todos os cantos do Estado, principalmente àqueles que são os principais responsáveis por geração de empregos e pela movimentação da economia goiana. “O agronegócio é um setor que sempre foi orgulho para Goiás, que é o sustentáculo da economia, da geração de empregos, de um povo que orgulha o nosso Goiás perante o cenário nacional”, afirma Caiado.