Saúde

Hospital Sírio-Libanês ministra capacitação em Gestão por Resultados para os servidores da Prefeitura

Teve início na manhã desta segunda-feira (30) a capacitação dos servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia pela equipe do Hospital Sírio-Libanês (HSL),  em mais uma etapa do projeto Gestão por Resultados. Escolher e priorizar determinadas metas e trabalhar para se cumprir os objetivos em intervalos de tempo cada vez mais curtos são alguns dos desafios desta parceria histórica, que pretende planejar e construir a Aparecida que se quer para hoje e amanhã na área da Saúde. “Me sinto lisonjeado, porque este é um projeto que visa estabelecer um planejamento em Saúde. Esse planejamento, monitorado, acompanhado e avaliado, vai entregar resultados concretos para a população. E essa é uma cultura que o Sistema Único de Saúde (SUS) ainda precisa aprender a cultivar. De forma geral, temos o hábito de atender as demandas que batem à nossa porta e muitas vezes acabamos deixando de realizar certos tipos de planejamento para a obtenção de resultados a curto, médio e longo prazo. Acredito que essa nova cultura ficará na Saúde do município independente do gestor que estiver no comando. Esta é mais uma marca da visão da moderna do prefeito Gustavo Mendanha. Seguramente isso fará a diferença nos resultados entregues à população” – pontua Alessandro Magalhães, secretário Municipal de Saúde.

A parceria entre a Prefeitura e o HSL ocorre sob forma de consultoria, que pelos próximos 12 meses colocará à disposição da equipe de gestores da rede municipal um time de especialistas do Hospital, que é referência mundial em gestão.   O consultor sênior do HSL, Everton de Macedo da Cunha, explica que no primeiro momento foi realizado um diagnóstico inicial, que durou cerca de 15 dias, com visitas a todas as unidades. “Agora demos início à segunda etapa, que começa com um treinamento de capacitação, com vários workshops ao decorrer deste ano. Incluindo um passo-a-passo de como se atingir metas, análise de gestão por indicadores, estatísticas de ferramentas de qualidade e gestão de painéis de indicadores. Daremos o apoio necessário para a criação de uma Central de Análise (Sala de Comando) para acompanhar todos esses dados e de um comitê gestor” – completa.

Rafael Saad, gerente de consultoria do Hospital Sírio-Libanês, conta que a idéia é implantar um método sistemático para cumprir metas e aperfeiçoá-las com o tempo. “Ou aprendemos a planejar ou estaremos fadados à improvisação. E não é que improvisar seja necessariamente ruim. No contexto da saúde aparecem circunstâncias fora do normal que exigem jogo de cintura. Mas não podemos viver apenas de apagar incêndios se não a vida fica mais difícil e os resultados piores”. Para ele, planejar é mais do que simplesmente ter uma idéia do que acontecerá à frente, mas sim um ato de criar um futuro. “Quando eu planejo eu estou propondo a criação de um futuro alternativo àquele que aconteceria se não fizesse nada. Significa colocar um projeto de pé numa determinada realidade e fazer uma intervenção direta nessa realidade. Mudar o resultado do que seria esperado sem nenhuma interferência. O ciclo básico dessa proposta envolve planejar, fazer, avaliar o resultado e agir sobre esse resultado de forma a criar uma fórmula para que os novos ciclos de planejamento sejam ainda melhores do que os anteriores” – aprofunda ele.

Related Articles

Close