Governo
Governo exonera secretário de Cultura e nomeia irmão de Baldy para cargo
Diário Oficial do Estado (DOE) publicou nesta quarta-feira (27) decreto do governador Ronaldo Caiado (DEM) exonerando o secretário de Cultura, Edival Lourenço de Oliveira, e nomeando para seu lugar Adriano Baldy de Sant’Anna Braga. O novo titular da pasta, cuja posse está prevista para sexta-feira, é irmão do ex-deputado e atual secretário de Transporte de São Paulo, Alexandre Baldy, também presidente regional do PP.
A indicação do irmão para o governo de Caiado fez parte de um acordo para adesão do PP à base governista. Adriano Baldy é secretário de Desenvolvimento Econômico da prefeitura de Anápolis. Ele é administrador de empresas e pós-graduado em Finanças. Sua indicação foi acertada pelo irmão político, Alexandre, com o governador Ronaldo Caiado. A substituição foi publicada no mesmo dia que o Fórum Permanente de Cultura realiza uma manifestação a favor da permanência de Edival na pasta.
O “Vamos Abraçar a Cultura” está marcado para às 9h30. Os organizadores pretendem dar um abraço de proteção no Centro Cultural Marieta Teles Machado, na Praça Cívica, que “é um símbolo da diversidade cultural do Estado, pois a briga bibliotecas, museu, cinema além da própria Secretaria de Cultura.”
Em nota divulgada na segunda-feira (25), o Fórum Permanente de Cultura diz que se movimenta pela continuidade dos fomentos, pelo não desmonte da cultura e por uma política cultural consistente. Os artistas e produtores culturas se preocupam com ameaças de extinção do Fundo Estadual de Cultura, mecanismo de fomento e difusão da produção cultural do Estado de Goiás, com orçamento próprio estipulado em lei que é 0,5% da arrecadação fiscal líquida, além da Lei Goyazes.
O secretário Alexandre Baldy reuniu-se ontem com o governador Ronaldo Caiado. Ele ainda não deu entrevista sobre o acordo, mas tem dito que a indicação do irmão para a pasta de Cultura para uma gestão mais técnica da Cultura. O Fórum Permanente de Cultura não gostou de a secretaria ter sido alvo de negociação política entre o governo e um partido político. Teme que a Secretaria de Cultura passe a ter uma gestão política.
Primeiro escalão do governo de Caiado já sofreu 11 mudanças em apenas 9 meses
Em apenas nove meses de governo, esta é a 12ª mudança na equipe do governador Ronaldo Caiado (DEM) no primeiro escalão. As últimas ocorreram em 3 de outubro, com as trocas nos comandos da Secretaria de Desenvolvimento Social (saiu Marcos Cabral e entrou Lúcia Vânia); na Companhia de Desenvolvimento de Goiás, a Codego (Marcos Cabral assumiu a vaga de Pedro Salles), na Agência Goiana de Infraestrutura e Transporte, a Goinfra, (saiu Ênio Caiado e entra Pedro Salles, e da Goiás Parcerias (Ênio assumiu a presidência).