Governo
Governo de Goiás e municípios do Entorno unem forças para superar dificuldades
Caiado afirmou que o atual cenário econômico é complexo não só para os municípios, como também para o Estado. A melhor maneira de superar as dificuldades, resumiu, “é dar as mãos e trabalhar de forma integrada”. Ao lado do secretário de Desenvolvimento Social, Marcos Cabral, e do secretário de Governo, Ernesto Roller, a primeira-dama Gracinha Caiado endossou a linha de pensamento do governador: “A hora é agora. Vamos fazer muito por esses municípios e pelas famílias vulneráveis”.
Gracinha entregou aos prefeitos um questionário solicitando informações de cada município sobre áreas essenciais, como saúde, educação e assistência social. De forma prática, o documento vai ajudar o Gabinete a mapear as demandas, facilitando a logística de atuação. Isso porque, para as três áreas citadas, há um fundo federal de R$ 121,6 milhões voltado às 29 cidades do Entorno do Distrito Federal. O objetivo é que as secretarias estaduais apoiem a execução de projetos para que tal recurso, que está em conta, seja utilizado imediatamente.
Na reunião desta quinta-feira, participaram os prefeitos Eles Reis (Planaltina), Jadiel Ferreira (Flores de Goiás), Felipe Santana (Vila Boa), Josemar Saraiva (Cavalvante), Francisco de Moura – Claudênio (Padre Bernardo), Fernando Carneiro (Niquelândia), e Iolanda Moreira (Alvorada do Norte). Representando o prefeito de Vila Propício estava o secretário municipal de Administração e Finanças, Igor Martins. Na próxima terça-feira, dia 28, Gracinha se encontrará com os demais prefeitos que integram a Ride.
Entre outras demandas citadas pelos gestores no encontro está a situação precária das rodovias. Dentro do espírito de união pregado por Caiado, o prefeito de Planaltina informou que adquiriu uma usina de asfalto, cujo investimento foi de R$ 600 mil, e colocou a estrutura à disposição dos municípios vizinhos. Para isso, citou, se comprometeu em elaborar um projeto de Lei na expectativa de que a Câmara Municipal de Planaltina aprove a cessão de uso da usina.
Por parte do Estado, desde o início do ano, uma equipe multiprofissional ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social está percorrendo os municípios mais vulneráveis do Estado. Segundo Marcos Cabral, a região do Entorno do Distrito Federal também é contemplada. “Já finalizamos as visitas aos 29 municípios. Realizamos um levantamento in loco para prestar a assistência que for possível. O governo não pode fazer tudo, mas juntos podemos fazer muito. Estamos dedicados nessa rede de proteção social”, explicou.
Além disso, Gracinha Caiado apresentou os responsáveis pelo escritório de projetos da Ride, sediado no Gabinete de Representação de Goiás no Distrito Federal. Nele, os prefeitos vão ter suporte para viabilizar recursos federais, além de receber tutorias individuais por parte das secretarias estaduais.