Governo

Governador propõe à Enel repassar distribuição de energia em Goiás para a EDP

O governador Ronaldo Caiado informou em entrevista coletiva que propôs, em reunião com o Diretor Global de Infraestrutura e Redes da Enel, Lívio Gallo, o repasse da distribuição de energia do Estado para a EDP. A audiência foi solicitada pela Enel e realizada no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com a presença, também, do diretor da Aneel, Rodrigo Limp, o presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Lissauer Vieira e o deputado estadual Bruno peixoto, líder do governo.

Segundo Caiado, a companhia de energia convocou a reunião para explicar novas medidas que seriam tomadas para melhorar o atendimento à população, incluindo a contratação de 1.500 funcionários. O governador, porém, disse que são as mesmas promessas feitas em fevereiro do ano passado e nada foi resolvido. Além disso, afirmou que a empresa não tem mais credibilidade com os goianos. “As pessoas não confiam mais naquilo que eles (Enel) assinam e nem naquilo que eles dizem”, afirma.

O governador alegou que o processo para a transferência é simples. “Isso não é nada que nós estamos inventando, é algo comum, ou seja, tem uma troca de ativos entre essas empresas e uma assume, como eles, por exemplo, assumiram, agora há pouco, a Eletropaulo”, disse Caiado, se referindo a compra de 73% das ações da Eletropaulo (SP), por R$ 5.552 bilhões, em junho de 2018. Apesar disso, a proposta do governador só seria viável se a Enel quisesse vender a empresa em Goiás e se a EDP aceitasse comprar, pois no caso citado, a empresa italiana comprou 73% das ações da distribuidora paulista.

Buscando mais rapidez no processo, Caiado disse que vai se empenhar para resolver essa questão. Segundo ele, o governo solicitou uma audiência com o Ministro de Minas e Energia, Almirante Bento Albuquerque. E, em relação à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), afirmou que a agência é um fator preponderante na negociação e destacou a presença do Rodrigo Limp, diretor da autarquia, na reunião. Além disso, Ronaldo Caiado contou ainda que conversou ontem (13) com o presidente da EDP, Miguel Setas, que afirmou ter interesse em prestar serviços ao Estado de Goiás.

Related Articles

Close