Cidades

Goiás tem cidades com respiradores que nem foram instalados e outra que precisa alugar o aparelho

Equipamentos disputados no tratamento da Covid-19, os respiradores têm se tornado itens de grande necessidade durante a pandemia. No entanto, dez desses equipamentos em três municípios de Goiás ainda não conseguiram ser instalados para uso. Enquanto isso, uma prefeitura tem gastado com aluguel de seis dessas máquinas porque não tem o suficiente para tratar os pacientes.

“Diante do cenário de emergência em saúde pública por conta da pandemia do coronavírus, o Ministério da Saúde utilizou o seu poder de compra em apoio irrestrito aos gestores locais do SUS. […] A distribuição dos ventiladores pulmonares para os municípios e unidades de saúde é de responsabilidade de cada estado, conforme planejamento local”, informou por meio de nota.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), no entanto, garantiu que as doações não passaram pela pasta. “Não temos governança sobre eles porque foi uma doação direta do MS aos municípios. Se precisar, sim, o estado pode fazer a requisição em caráter administrativo e usá-los”, informou o secretário Ismael Alexandrino.

Related Articles

Close