Governo
Goiás recebe Centro de Excelência em Inteligência Artificial
Goiás lançou nesta semana o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (CEIA). O evento foi realizado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Instituto de Informática, e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi).
O lançamento aconteceu no Auditório Mauro Borges do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, com assinatura do convênio entre a Fapeg e a UFG para a estruturação do CEIA e apresentação dos projetos que serão desenvolvidos pelo Centro. O evento contou com a presença do governador Ronaldo Caiado, do presidente da Fapeg, Robson Vieira, do reitor da UFG, Edward Madureira, entre outros convidados.
Segundo um dos responsáveis pelo Centro de Excelência em Inteligência Artificial, o professor Eliomar Araújo de Lima, o CEIA é de extrema importância para Goiás. “Para o governo a Inteligência Artificial é necessária em diversas áreas, para começar na área de tributação para aprimoramento dos processos que vão desde identificação e possíveis fraldes, temos também inúmeras aplicações na agricultura e saúde. O leque de aplicação é muito amplo”, afirmou ele.
O propósito do Centro é estimular a efetividade e a competitividade corporativa, envolvendo instituições públicas e empresas privadas, por meio do provimento de facilidades e soluções tecnológicas e inovadoras baseadas em Inteligência Artificial (IA). O CEIA está sustentado nos princípios que definem a tríplice hélice (empresa-governo-universidade) e a articulação institucional em rede.
Aporte financeiro
Os investimentos são ordem é de R$ 50 milhões em seis anos. De acordo com o professor Eliomar Araújo de Lima, não é somente o governo quem está investindo. “O investimento não é todo dos cofres do Estado de Goiás. O montante será resultado do desenvolvimento de projetos com a iniciativa de privada, com as empresas e indústrias. Esse modelo de Centro de excelência esta sustentado na tríplice hélice que envolve investimento do governo das empresas e indústrias”, afirmou Eliomar Araújo.
A Fapeg vai destinar R$ 12 milhões para a estruturação da unidade, que integra o Programa Goiano de Inteligência Artificial e coloca Goiás à frente no desenvolvimento de tecnologia de ponta em todo o território nacional. Tendo como missão a execução da política pública para o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado, a Fapeg, ao fomentar a criação do CEIA, está investindo na linha de Pesquisa Tecnológica em Áreas Estratégicas.
O Centro terá uma Sede, em local ainda a ser definido, e vários Pontos de Presença e Articulação. A princípio, estão definidos dois Pontos de Presença Institucionais. Um Núcleo de Desenvolvimento e de Práticas Experimentais nos Laboratórios do Instituto de Informática da UFG, e um Núcleo de Articulação Institucional e em Redes no Parque Tecnológico Samambaia da UFG.