Governo

Goiás assina decreto de alerta para a falta de água na Grande Goiânia

O Governo de Goiás assinou, nesta terça-feira (30), o decreto de alerta hídrico nas bacias hidrográficas do Rio Meia Ponte e do Ribeirão João Leite, na Grande Goiânia. O objetivo é executar ações para evitar a falta de água durante a seca. Um estudo feito pelo governo aponta que além da redução das chuvas o solo não está absorvendo a água para o lençol freático.

“Goiás está em alerta. É uma realidade. Com o decreto, vamos ter uma condição de uso melhor, esperamos que os consumidores não gastem tanto. Queremos avançar junto aos produtores para que a gente tenha técnicas de uso que sejam de menor volume e com o mesmo resultado”, disse o governador Ronaldo Caiado (DEM).

O decreto faz parte do Plano de Gestão dos Recursos Hídricos para Goiânia e Região Metropolitana, que também foi apresentado nesta manhã.

As ações previstas no documento devem ser desenvolvidas pela Secretaria do Meio Ambiente (Semad), órgão estadual responsável pela gestão dos recursos hídricos nessas bacias; pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), bem como à Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago), que usa os dois mananciais para o abastecimento de Goiânia e parte da Região Metropolitana.

Recuperação de nascentes

A Saneago informou que já foram aprovados R$ 2,7 milhões do Fundo Nacional de Meio Ambiente para a recuperação de 84 nascentes e 275 trechos de mata ciliar do Rio Meia Ponte.

Também está em andamento o estudo “Goiânia 2070”, que envolve a análise de um raio de 60 km em busca de outros mananciais possíveis para possível abastecimento. O estudo também é realizado em Anápolis, a 55 km da capital.

Related Articles

Close