Cidades
Goiânia usa tecnologia para proteger mulheres de violência, digitalizar processos e transformar em cidade inteligente
Perto de completar 18 meses, a gestão do prefeito Rogério Cruz avança no uso da tecnologia para proteger mulheres da violência, melhorar o dia a dia em bairros movimentados (como Campinas), digitalizar processos físicos e transformar Goiânia em cidade inteligente, conforme compromisso firmado em plano de governo.
“Vamos levar inovação tecnológica para a sociedade, por meio de inclusão digital, e a concepção de ferramentas que garantam segurança e oportunidades para população goianiense, em todos os setores”, afirma o prefeito.
O ‘botão do pânico’ é uma das principais ferramentas desenvolvidas pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec) no período. Destina-se a resguardar a segurança de mulheres cuja integridade esteja em risco e se encontra na plataforma do aplicativo Prefeitura 24 Horas, disponível para download gratuito em aparelhos de telefone celular. Uma vez acionado, o botão alerta a Guarda Civil Metropolitana (GCM), que envia equipes ao socorro da vítima.
“Goiânia será exemplo na proteção à mulher. Nem as goianienses, nem aquelas que escolheram morar na cidade ficarão desamparadas. Nosso objetivo é que outras cidades no Brasil implantem essa ferramenta que salva vidas”, disse o prefeito Rogério Cruz, durante solenidade de lançamento da ferramenta, no dia 22 de março deste ano.