Nacional
Paraguai anuncia expulsão de presos brasileiros procurados no Brasil
O ministro do Interior do Paraguai, Juan Ernesto Villamayor, anunciou nesta segunda-feira (17) que presos brasileiros com pena a cumprir no Brasil serão expulsos do Paraguai. A medida ocorre após rebeliões em dois presídios. Uma delas foi neste domingo (17) na cidade de San Pedro del Ycuamandiyú, a 325 km da capital Assunção e deixou 10 mortos.
De acordo com o governo, o massacre aconteceu por conta de um confronto entre duas facções criminosas rivais, uma é brasileira. As vítimas morreram com golpes de faca e cinco delas foram decapitadas. Parte da cadeia foi incendiada e 14 detentos ficaram feridos.
O diretor do presídio foi exonerado e presos foram transferidos para outras penitenciárias. O governo paraguaio não informou quantos presos brasileiros serão expulsos do país e nem quando a medida começa a valer.
Expulsões
O Governo do Paraguai vem adotando a medida de expulsar brasileiros que se envolvem com crimes no país. Foi assim como o narcotraficante Marcelo Fernando Pinheiro da Veiga, conhecido como Marcelo Piloto, que estava preso em Assunção e foi expulso do país em novembro de 2018.
Em março, foi a vez do traficante Thiago Ximenes, conhecido como “Matrix”, ser expulso pelo Paraguai para o Brasil. Ximenes foi entregue a policiais federais na aduana da Receita Federal da Ponte Internacional da Amizade, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, na fronteira com Ciudad del Este.