Tecnologia

Estado investe quase R$ 1 milhão em óculos inteligente para cegos

Os 98 alunos cegos da rede estadual de educação vão receber óculos inteligentes ainda neste primeiro semestre de 2020. Cada OrCam MyEye custou R$ 19 mil aos cofres públicos. A tecnologia tem o objetivo de facilitar o ensino e o dia a dia dos estudantes com limitações visuais. Até o momento o governo adquiriu 51 unidades, que serão entregues em fevereiro. Outras 47 unidades estão em fase de fechamento de contrato, mas, segundo a Secretaria de Educação, serão entregues até o final de março.

A notícia foi dada no Diário Oficial do estado nesta semana, onde também foram divulgados os nomes dos responsáveis por acompanhar os contratos de compra dos óculos inteligentes. A professora Núbia Rejaine é a gestora dos contratos e falou com a Sagres 730 sobre a inovação. Em entrevista ela disse que os óculos de fáceis de utilizarção e não será necessário treinamento dos professores ou uma aula explicativa do uso da tecnologia.

“Nossa equipe da superintendência fez o teste e usamos os óculos. É um óculos normal, só que na alça dos óculos tem um dispositivo acoplado que vai fazer a leitura dos textos, faces e outros mais. É uma tecnologia muito fácil de utilizar”, explica.

Os óculos inteligêntes são capazes de reconhecer faces, produtos em supermercados, cores, dinheiro em papel e textos.

Segundo Núbia, embora a tecnologia seja de fora existe uma equipe em Goiás especializada que dará a manutenções simples dos aparelhos. Já no caso de problema mais graves com os aparelhos eles serão enviados para Israel para manutenção com os fabricantes. Por esse motivo, Núbia conta que futuramente o governo irá adquirir equipamentos extras para substituir temporariamente os aparelhos que precisarem de manutenção no exterior.

Na entrevista, a professora garantiu também que não serão feitas exigências na distribuição dos óculos. “O aparelho será para otimizar o ensino e a qualidade de vida de todos os alunos cegos da rede estadual. E nós aguardamos que agora esses alunos tenham condição de ter um acompanhamento maior, melhor e com mais facilidade considerando a limitação visual deles”, ressalta.

O aluno cego deverá retirar seus óculos OrCam MyEye em sua própria escola, sem burocracia. As entregas serão feitas após o início das aulas.

Related Articles

Close