Cidades
Obras do BRT e novas rotas no Centro iniciam no sábado, 24
Com o avanço das obras do BRT Norte Sul, a Prefeitura de Goiânia realizou estudos e elaborou um plano de mobilidade para o Centro da capital, que inclui a criação de novas rotas para os motoristas que trafegam pela região. A partir do dia 24 de julho, durante 75 dias, o anel interno da Praça Cívica permanecerá interditado e, após as obras, passará a ser exclusivo do transporte coletivo.
Seguindo determinação do prefeito Rogério Cruz, um efetivo de 80 agentes da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM) que se revezará entre os períodos matutino, vespertino, noturno e madrugada para orientar os condutores que passam pela região e garantir a segurança viária.
Para minimizar os impactos da obra, a Prefeitura de Goiânia investiu em tecnologia, uso de drones e parceria com o Waze. O objetivo foi planejar a inversão de ruas e garantir a orientação dos motoristas. De acordo com o titular da SMM, Horácio Mello, novas mudanças podem ser realizadas caso seja verificada a necessidade no decorrer da intervenção.
O BRT Norte-Sul tem extensão de 21,7 km e foi dividido nesses dois trechos: o trecho I, do Terminal Isidória até o Terminal Cruzeiro do Sul, em Aparecida de Goiânia, e o trecho II, do Terminal Recanto do Bosque, na região Norte da cidade, passando pela Praça do Trabalhador, Praça Cívica, Praça do Cruzeiro e chegando até o Terminal Isidória, na região Sul. A expectativa da Seinfra é entregar o trecho II do BRT em outubro de 2021 e o trecho I em 2022.