Cidades

Procissão do Fogaréu em Goiás emociona milhares de fiéis com encenação da perseguição a Jesus

À 0h desta quinta-feira (18), os farricocos se alinharam em frente ao Museu de Arte Sacra da Boa Morte para começar a Procissão do Fogaréu. Ao toque dos tambores, eles, que representam os soldados romanos, começam a rodar a cidade de Goiáscom tochas nas mãos atrás de Jesus Cristo para crucificá-lo. Milhares de pessoas acompanharam, emocionadas, a caminhada, que tem mais de 250 anos de tradição.

A encenação aconteceu pela primeira vez em Goiás em 1745. Desde então, 40 moradores da cidade vestem as túnicas e capuzes coloridos e saem descalços pelas ruas irregulares de pedra do município. Nenhum deles diz se importar com dor ou incômodo.

As luzes são apagadas ainda na noite de quarta-feira (17) e apenas as chamas das tochas, os flashes de celulares e a lua cheia iluminam os passos . Às 23h, as equipes checam toda a vestimenta e as entregam aos farricocos. Começa o momento de adrenalina e ansiedade.

Há nove anos participando da procissão, o estudante Pedro Henrique Alves Martins, de 24 anos, é o responsável por carregar o estandarte com a imagem de Jesus Cristo, simbolizando sua captura e crucificação.

Related Articles

Close