Segurança
Em Goiânia Guarda civil joga spray de pimenta em mãe e adolescente caídos no chão durante abordagem
Um adolescente recebeu spray de pimenta nos olhos por duas vezes durante abordagem da Guarda Civil Metropolitana em frente ao Parque Mutirama, em Goiânia. Um vídeo mostra quando o rapaz, de pé, recebe o primeiro jato e se joga no chão gritando de dor. Ainda caído, a mãe tenta protegê-lo, mas ambos são atingidos por segundo jato (assista acima).
A confusão aconteceu na manhã de domingo (19). A família contou que o rapaz foi levado para a Central de Flagrantes de Goiânia, ficou apreendido até por volta de 20h e foi liberado. Segundo a Polícia Civil, foi registrado um boletim circunstanciado de ocorrência pela ato infracional análogo ao crime de desobediência, sem necessidade de pagamento de fiança.
A GCM relatou que o adolescente “se recusou a se identificar, se recusou a aceitar a abordagem e tentou subtrair a arma do guarda”. Por isso, segundo a corporação, o uso do spray foi necessário como forma de “alerta”.
“[A ação de usar o spray de pimenta] foi para notificar o pessoal, só que, já na chegada, eles [GCMs] foram hostilizados pelo pessoal da banca. Se for o caso de excesso, será encaminhado para Corregedoria para que o procedimento seja tomado”, disse o comandante operacional da corporação, Vilmar Rodrigues.