Cidades
Em 100 dias de gestão, Goiânia avança em tecnologia, ciência e inovação
A Prefeitura de Goiânia tem desenvolvido políticas para modernizar a administração municipal, apresentar soluções tecnológicas para a cidade e facilitar o acesso dos goianienses aos serviços oferecidos, além de outras ações ao longo dos primeiros 100 dias de gestão do prefeito Rogério Cruz.
Cinco novos serviços digitais foram oferecidos à população através do site goiania.go.gov.br ou do aplicativo Prefeitura 24 horas: o cadastramento nos programas sociais Renda Família e IPTU Social, agendamento de vacinação e de teste referentes à Covid-19 e a abertura e acompanhamento do processo para indicação de real condutor.
“Estamos otimizando processos e nosso objetivo é colocar todos os serviços da Prefeitura de Goiânia no aplicativo Prefeitura 24 horas, nas mãos do cidadão, evitando que ele tenha que se deslocar”, destaca o secretário interino de Inovação, Ciência e Tecnologia, Ricardo De Val. O secretário interino antecipa que está sendo desenvolvido o Processo Eletrônico Digital (PED) para dar celeridade e transparência nos processos. “Trabalhamos para implementar uma gestão sem papel”, anuncia.
A Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sictec), responsável pela implementação dos projetos e estruturas do programa Goiânia Cidade Inteligente, um dos grandes projetos da atual gestão, tem atuado em várias frentes visando o restabelecimento da infraestrutura disponível e a viabilização de projetos em andamento. “Estamos estudando toda a infraestrutura já existente na cidade, procurando parceiros para, assim, concentrar esforços e recursos nas regiões ainda não atendidas”, declara.
A modernização passa também pela própria gestão municipal, com a elaboração e implementação de melhorias de oito painéis (dashboards), que reúnem informações para subsidiar a elaboração e execução de ações e políticas públicas.