Economia

Dólar sobe mesmo após Copom elevar Selic e Bolsa tem correção

As ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira tinham viés negativo nas primeiras horas desta quinta (3), dia seguinte à decisão do Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central que confirmou a elevação de 1,5 ponto percentual dos juros básicos do país. Agora a taxa Selic é de 10,75% ao ano.Às 12h15, o Ibovespa, referência da Bolsa, recuava 0,15%, a 11.720 pontos. O índice aprofundava, portanto, a correção iniciada na véspera, quando recuou 1,18% após três semanas de ganhos quase diários. Caminho inverso era tomado pelo câmbio. O dólar subia 0,26%, a R$ 5,29.Em tese, a alta dos juros no Brasil tende a favorecer a desvalorização da moeda americana, pois o país se torna mais atrativo a estrangeiros que buscam ganhos fáceis em renda fixa.

Analistas apontam, porém, que a manifestação do Copom na véspera indicou que a estabilização dos juros está próxima. Isso diminui a expectativa de perpetuação dos ganhos elevados com a Selic em alta.

Os juros dos contratos DI (Depósitos Interbancários) recuavam 0,21 ponto percentual nesta quinta, a 11,92% ao ano. Essa taxa, que é negociada entre os bancos, serve de referência para financiamentos e também reflete a expectativa do mercado de crédito sobre os rumos da taxa de juros do país no curto prazo.

Related Articles

Close