Cidades
Detran inicia monitoramento eletrônico dos cursos especializados
Empresas que ministram cursos de transporte especializado de cargas ou passageiros terão que comprovar a participação dos alunos nas aulas e a ministração do conteúdo obrigatório, por meio de imagem e coleta de digitais. A obrigatoriedade está prevista na Portaria 449/2019 e passa a vigorar a partir de 1º de agosto.
Mas há credenciados se adiantando para garantir o cumprimento da regra. Nesta quinta-feira, dia 18, o Sest/Senat inicia uma turma já nos novos moldes. As aulas começam às 7h30. De acordo com o diretor Técnico e de Atendimento, Isac Silva de Souza, a aula desta quinta-feira será experimental e servirá para nortear a implementação da telemetria nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados.
As empresas que ministram os cursos especializados são responsáveis pela formação de condutores que trabalham no transporte de cargas perigosas, cargas indivisíveis, coletivo de passageiros, escolar e na condução de veículos de emergência.
Na prática, todas as aulas serão filmadas e haverá coleta de digitais dos alunos e instrutores, garantindo assim que o conteúdo seja melhor aproveitado. A telemetria já é utilizada no monitoramento das aulas teóricas ministradas aos candidatos à primeira habilitação. “Cabe aos credenciados adequar as salas de aulas com equipamentos capazes de realizar a identificação facial do aluno, no início e término do turno, bem como a contagem de alunos presentes em sala de aula”, pondera o diretor.
A partir de agosto, os CFCs deverão criar a turma para os cursos já no sistema. A autenticação biométrica do instrutor e dos alunos deverá ser feita no início e no final de cada turno. Para garantir o certificado, o condutor terá que comprovar presença integral. Só com esse documento, o ele conseguirá a averbação na Carteira Nacional de Habilitação.