Cidades
Comerciante acha carteira em rua e encontra dono após post nas redes sociais, em Goiânia
O comerciante Alex Scalia encontrou uma carteira com R$ 62, cartões de bancos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), em Goiânia. Ele conseguiu devolve-la ao dono legítimo por meio de uma publicação em uma rede social. Para quem não tem a mesma sorte, a saída é procurar os Correios, que guardam esses objetos por até 60 dias na agência principal da cidade.
Tudo aconteceu no último dia 11 de julho. Alex publicou no próprio perfil em uma rede social que, passando pela Avenida Anhanguera em frente ao Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), encontrou a carteira.
No final do mesmo dia, ele publicou fotos da CNH e cartões contando que havia encontrado esses pertences e o local. Em poucas horas uma amiga dele reconheceu o dono dos objetos por meio da foto do documento e fez a ponte entre os dois.
No entanto, nem sempre é possível encontrar o dono dos documentos dessa forma. Para quem não tem essa sorte, é importante saber que os Correios oferecem esse serviço.
O órgão disse que recebe os documentos perdidos, registra todos em um sistema. Assim, o dono dos objetos pode ir atrás da agência principal de cada cidade e recuperá-los. O prazo máximo que os documentos ficam guardados lá é de 60 dias.
Expirado o tempo que os documentos podem ficar nos Correios, eles são enviados de volta para o órgão emissor: carteira de trabalho para o Ministério do Trabalho, CNH para o Detran, etc.
Os Correios disseram que já receberam 2,3 mil documentos perdidos em 2019, mas só 77 deles foram recuperados pelos donos.
Uma dessas pessoas que conseguiu pegar a CNH de volta foi o aposentado Evaristo Emanoel Oliveira.
“Eu estou muito emocionado pela pessoa que encontrou e teve aquela coisa maravilhosa de vir aqui e deixar”, afirmou.