Cidades

Começa a temporada de contratação de funcionários temporários

Começou a temporada de contratações de funcionários temporários deste ano, e 103 mil pessoas devem ser contratados para as vendas da Black Friday, que deve ocorrer no final de novembro, do Natal e do Ano-Novo. Esse número de contratações representa um aumento de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. A estimativa é da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil). Em Goiás, o Sindilojas não divulgou uma estimativa, mas acredita que deve seguir os índices nacionais.

Numa loja de roupas femininas em Campinas, motivação e expectativa tomam conta do primeiro dia de trabalho da vendedor Nayra Campoy. Ela foi contratada como funcionária temporária e quer ser efetivada. “A loja onde eu trabalhava fechou, entreguei currículo e graças a Deus não fiquei quase nada desempregada, logo surgiu essa vaga, que vou agarrar com todas as forças”, afirmou Nayra.

Deborah Soares, uma das sócias da loja, disse que contratou uma temporária porque acredita que agora, em 2019, as vendas de final de ano vão melhorar: “Nós já sentimos as vendas reagirem em setembro e agora em outubro”, comentou.

Fernanda Fleury é especialista em gestão e atendimento, ela realiza assessoria a empresas em situações como contratação de temporários. Segundo Fernanda a experiência de 10 anos no mercado tem mostrado que quando o temporário veste a camisa da empresa, se esforça, vai além do que é esperado dele, a contratação definitiva é apenas uma consequência. E explica: “No ano passado, em 4 empresas em que prestava assessoria, o temporário surpreendeu tanto, que ele ficou e o efetivo foi demitido, porque o efetivo já estava acomodado”.

Ainda segundo o levantamento nacional, 52% dos empresários ouvidos, vão contratar funcionários temporários, 49% abrirão vagas informais e 45% formais, ou seja, com carteira assinada. Em 28% dos casos, a contração será terceirizada.

Related Articles

Close