Saúde

Combate ao mosquito da Dengue é intensificado na região que recebe mutirão de serviços

Equipes de combate à endemias da Secretaria Municipal de Saúde estão visitando durante toda essa semana milhares de casas nos bairros beneficiados com a 13º edição do programa Prefeitura em Ação. O objetivo do trabalho é orientar moradores sobre os cuidados preventivos que devem ser intensificados no período chuvoso para combater o mosquito Aedes Aegypti – que transmite febre amarela, dengue, chikungunya e zika vírus.

De casa em casa, as equipes de saúde orientam moradores sobre como combater a proliferação do mosquito que põe seus ovos em recipientes como latas e garrafas vazias, pneus, calhas, caixas d’água descobertas, vasos de plantas ou qualquer outro objeto que possa armazenar água da chuva.  Durante a visita domiciliar, os agentes de endemias também fiscalizam todo quintal em busca de possíveis criadouros do mosquito.

Em uma das visitas na tarde desta quarta-feira, 20, as equipes de prevenção e fiscalização encontraram na casa do senhor Valdivino, no Pontal Sul, dois focos do mosquito Aedes Aegypti. Mesmo tampadas duas caixas d’ água que estavam no chão continham diversas larvas. Uma pequena lanterna de veículo que estava jogada no fundo do quintal também foi usada pelo mosquito para depositar seus ovos. “As caixas d’ água ficam sempre tampadas; abrimos só quando vamos retirar a água. Vamos ficar mais atentos para que não aconteça novamente, justificou o proprietário do imóvel.

Related Articles

Close