Política

Com Bolsonaro, Caiado visita Hospital do Amor, em Barretos

Governador integrou comitiva presidencial a convite de Jair Bolsonaro, que visitou o Hospital do Amor, referência no tratamento de câncer. Caiado também prestigiou cerimônia de formação de novos cadetes da Academia das Agulhas Negras, no Rio Janeiro

Investir em tecnologia na assistência à saúde é um dos focos do governador Ronaldo Caiado para aprimorar o atendimento aos cidadãos e promover a rápida recuperação de pacientes cirúrgicos. Caiado esteve neste sábado, dia  17, no Hospital do Amor, em Barretos, interior de São Paulo. A unidade é referência no tratamento do câncer e uma das poucas no País que conta com o auxílio de um robô para realizar cirurgias. O governador aceitou o convite do presidente Jair Bolsonaro, que em comitiva visitou além de Barretos, a cidade de Resende, no Rio de Janeiro.

A sala de cirurgia robótica do Hospital do Amor realiza procedimentos de urologia, na área digestiva e ginecológica. As operações, com o auxílio e controle de médicos, são realizadas pelo robô apelidado de Da Vinci. “Queremos instalar isso rapidamente em hospitais de Goiás. Será feito com a ajuda e apoio que temos do Hospital de Amor e de nossos amigos e colegas de longa data nessa área da medicina”, destacou Ronaldo Caiado, que é amigo e já recebeu em Goiás o diretor-geral da unidade paulista, Henrique Prata. “Hoje a mentalidade na área da saúde é a celeridade na recuperação dos pacientes”, completou.

Um dos profissionais responsáveis pelo manuseio do “Da Vinci” é o médico cirurgião Eliney Ferreira Faria, que explicou ao governador goiano e à comitiva presidencial que os procedimentos pelo robô contribuem com a rapidez na recuperação. “O senhor (Ronaldo Caiado) é médico e sabe que a precisão cirúrgica em operações complexas possibilita melhores resultados para o paciente, propiciando a alta hospitalar precoce além de vários outros benefícios”, frisou o cirurgião.

O diferencial é que o robô oferece uma visão 3D, duas fontes de luz e liberdade de movimentos, que fazem com que a cirurgia seja mais precisa. O médico ressaltou que no caso de um procedimento urológico, para a retirada de próstata, a cirurgia robótica diminui os riscos de sequelas no paciente, evitando, por exemplo, incontinência urinária e impotência sexual.

O médico ainda fez questão de garantir ao governador Ronaldo Caiado que a equipe do Hospital do Amor poderá contribuir na qualificação de médicos goianos para o manuseio de robôs. “Nós nos comprometemos a treinar qualquer médico que o senhor designar”, ressaltou Eliney Ferreira. “Já ganhamos esse curso. Isso é importante para nós”, sublinhou Caiado.

Related Articles

Close