Cidades
Prefeitura faz acordo com a UFG para atender demanda de testes de Covid-19 em Goiânia
A grande procura por testes para detecção da Covid-19 saturou o laboratório particular contratado pela Prefeitura de Goiânia para analisar as amostras. Para tentar atender a demanda crescente, a administração firmou uma parceria de emergência com a Universidade Federal de Goiás (UFG) para a realização de mais testes.
A média de testes enviados para o laboratório nas últimas semanas subiu de 50 para 250 testes por dia. Essa demanda refere-se a casos suspeitos com sintomas que não precisaram ser internados nos hospitais.
Isso fez com que várias análises ficassem represadas. Atualmente, o laboratório possui 600 exames acumulados e não consegue receber novas amostras.
“Nessa última semana, nós temos resultados de mais de cinco dias que não foram liberados ainda. [O laboratório] informou a gente que eles não teriam condições de atender o município até o final de semana porque eles estão com grande demanda de exames ainda para liberar”, explica Yves Mauro Ternes, superintendente de Vigilância em Saúde da Secretária de Saúde Goiânia (SMS).