Cidades
Cidades do Entorno do Distrito Federal decretam reabertura parcial de comércios, bares e restaurantes
Cidades goianas do Entorno do Distrito Federal decretaram a reabertura parcial de comércios, bares e restaurantes. Todos os estabelecimentos, no entanto, deverão tomar medidas para evitar a propagação do coronavírus. Entre as exigências estão restrição na quantidade de clientes, uso de máscaras e aplicação constante de medidas de higienização.
Na segunda-feira (20), o governador Ronaldo Caiado publicou um decreto permitindo a reabertura de alguns setores, como indústria, salões de beleza, igrejas e construção civil. No documento também foi dada autonomia para que os municípios pudessem regulamentar o isolamento social nas suas cidades.
Veja o que pode funcionar em cada cidade:
No último decreto, publicado na segunda-feira (20), a prefeitura permitiu a reabertura de cerca de 70% do comércio:
- Bares, restaurantes, lanchonetes e distribuidoras de bebidas devem fechar até as 22h. A exceção é para bares que permitem o uso de narguilé, os quais devem continuar fechados.
- Galerias comerciais podem funcionar apenas com 50% da capacidade.
- Academias podem reabrir desde que façam higienização de todo espaço três vezes ao dia e disponibilizem álcool gel e toalhas de papel.
- Igrejas podem ser reabertas evitando aglomeração, exigindo uso de máscara de todos os presentes e realizando celebrações apenas aos domingos e com duração máxima de 1 hora.
- Já clubes, cinemas, eventos, reuniões em espaços públicos e privados seguem suspensos até o dia 30 de abril.