Cidades

Caminhada Eu Vou de Rosa intensifica mobilização contra o câncer de mama

Um toque de amor por você.” Foi essa a mensagem que a Caminhada Eu Vou de Rosa levou às mulheres e à sociedade aparecidense nesta quarta-feira, 16, para incentivar o público feminino a fazer o autoexame de prevenção ao câncer de mama. Na intenção de alertar a comunidade para os riscos dessa doença, profissionais da Prefeitura de Aparecida e populares percorreram hoje várias ruas entre os setores Cruzeiro do Sul e Jardim Mont Serrat, na caminhada organizada pela Secretaria de Assistência Social, através da Secretaria Executiva da Mulher.

Depois dos cânceres de pele não melanoma, o tumor na mama é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres brasileiras, conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca). A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Mayara Mendanha, fez o apelo para as mulheres não deixarem sua saúde em segundo plano. “Você, mulher, precisa se cuidar, olhar no espelho, ver e gostar daquela imagem que você está vendo. Muitas mulheres estão doentes devido à baixa autoestima e não têm se preocupado consigo mesmo. E nós estamos aqui para despertar esse sentimento de cuidado e de zelo”, comentou Mayara.

O Inca estima para este ano a descoberta de 59,7 mil novos casos de câncer de mama no Brasil. É uma previsão alarmante, que para a dona de casa Letícia Soares, moradora do Cruzeiro do Sul, justifica a realização de eventos alusivos à luta contra o câncer da mama, como a Caminhada Eu Vou de Rosa. “Esse tipo de evento é muito importante para despertar as mulheres, que com tantos afazeres, a jornada tripla de trabalho, casa e marido, acabam não tendo tempo para cuidar de si mesmas. Por isso, a campanha Outubro Rosa é fundamental nesse sentido”, argumentou Letícia.

Secretária executiva da Mulher, Eudenir de Sousa, a Tia Denir, encarou a caminhada como uma oportunidade para motivar os participantes contando sua própria história de superação. Ela foi diagnosticada com câncer de mama, se tratou, venceu a doença e hoje dá exemplo na luta pela conscientização para prevenção e diagnóstico precoce dessa enfermidade. “Nós entendemos que, se a mulher não tiver amor próprio para fazer o autoexame e a prevenção, quando ela descobrir o câncer pode ser tarde demais. O câncer de mama está se alastrando, tanto que, no ano passado, mais de 14 mil mulheres e 248 homens morreram no Brasil vitimados dessa doença”, lembrou Eudenir, citando dados do Ministério da Saúde.

Related Articles

Close