Cidades

Cais de Goiânia devem se tornar UPA’s até o final do ano, diz secretária

Cais do Jardim Novo Mundo, na região Leste de Goiânia, agora será uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). O local, que está em obras desde o final do primeiro semestre, será reinaugurado neste sábado (28), pela Prefeitura de Goiânia. A secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, disse em entrevista à  nesta sexta-feira (27), que até o final do ano, outros CAIS, também devem se tornar UPA’s.

“Nós temos duas que já estão construídas, a UPA Jardim América que teve um percalço na construção, porque a empresa abandonou a obra, mas nós esperamos que o final de dezembro seja concluída”, afirmou. “Nós temos ainda na nossa avaliação técnica, a possibilidade de transformar a urgência do Novo Horizonte em UPA. Além disso nós temos ainda duas aguardando ainda para serem feitas, mas não com recursos próprios, com a licitação que já foi concluída que são o Guanabara e a Chácara do Governador”.

A secretária municipal de saúde explicou que mudança de Cais para UPA é a adequação do espaço físico, seguindo a orientação do Ministério da Saúde. “Por exemplo, entre um leito e outro tem uma distância mínima de segurança recomendada para evitar infecções de um paciente para o outro, então essas adequações estão na estrutura arquitetônica do que o Ministério da Saúde considera como Unidade de Pronto Atendimento”, detalhou.

Segundo Fátima Mrué, os Cais não tinham esse dimensionamento, porque são anteriores às normativas do Ministério da Saúde e, significa também, a possibilidade do município receber custeio por estar adequado essas normas. “Quando as unidades estão adequadas ao que o Ministério da Saúde recomenda, o Ministério tem a possibilidade de repassar mensalmente um custeio para esse serviço que pode ir de R$ 50 mil por mês até R$ 250 mil por unidade, então isso é uma forma do Ministério de incentivar para que estejamos todos dentro das normas de segurança de qualidade de atendimento”, ressaltou.

Related Articles

Close