Educação

Caiado assina decreto que permite implantação de ensino médio mediado por tecnologia

governador de Goiás, Ronaldo Caiado, assinou e publicou um decreto que institui a modalidade de ensino médio regular mediado por tecnologia. Segundo o documento, o “Goiás Tec – Ensino Médio ao Alcance de Todos”, como foi nominado, tem o objetivo levar o ensino médio a distritos, zonas rurais e regiões de difícil acesso.

O documento destaca ainda que o projeto poderá substituir as aulas totalmente ou suprir apenas as áreas onde não existem professores capacitados para exercer. Em entrevista a Sagres 730 a superintendente de ensino médio, Osvany da Costa Gundim, explicou como foi identificada a necessidade de implementar um projeto como o Goias-Tec e qual foi a inspiração.

“Alguns municípios, ou zona rural e distritos, que temos a dificuldades em ter um profissional presencial com a devida qualificação para ministrar aulas com a qualidade que sabemos que é necessária. Partindo desse diagnóstico e inspirados em outros estados onde a mediação tecnológica tem sucesso, nós desenhamos o projeto Goiás-Tec. A ideia era atender essas essas localidades”, explica.

As áreas de exatas e ciências da natureza são as que têm menos profissionais disponíveis. Por isso, o programa deve atender principalmente essas disciplinas. Mas a superintendente de ensino médio de Goiás lembra que o programa é preparado para atender todas as matérias. “O programa não pensou nessas disciplinas apenas, ele foi pensado na oferta do ensino médio em localidades de difícil acesso”, pontua.

O programa deve atender regiões mais distantes e com dificuldades de receber a tecnologia. Sobre isso, Osvany explicou que uma licitação está em andamento para que uma base de satélite seja montada em cada escola beneficiada com o Goiás-Tec. O estúdio de onde os professores habilitados ministrarão as aulas será em Goiânia, mas cada escola contará com um professor mediador presencial em sala de aula.

Este ano o programa atenderá apenas a 1ª série do ensino médio. Em 2021 deve ser implantado para a 2ª série e em 2022 será implantado o programa para a 3ª série. Inicialmente 63 municípios de Goiás devem ser beneficiados pelo programa. Mas nem todas as escolas do município deve receber a implementação do Goiás-Tec, apenas as que carecem de professores qualificados.

A rede de ensino estadual contém 520 mil alunos e, inicialmente, 2 mil alunos devem participar desta modalidade de ensino.

Related Articles

Close